É uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência, sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais. Vale ressaltar que o procedimento não é uma anestesia geral, o paciente mantem seus reflexos durante todo o procedimento. Essa técnica permite reduzir o medo, os sintomas de ansiedade, a sensação de dor e incômodo na hora da aplicação da anestesia.
O Óxido Nitroso [N2O] consiste numa substância incolor, atóxica e que não inflama em temperatura ambiente. Também é conhecido como gás hilariante ou gás do riso. Esses termos devem-se ao fato de que, quando inalado, o óxido nitroso atua numa área do cérebro relacionada aos sentimentos, provocando uma sensação de bem-estar.
Inalação óxido nitroso vias aéreas- fossa nasal, laringe, faringe, traqueia, é absorvido pelos pulmões- brônquios, bronquíolos, alvéolos – chega a corrente sanguínea alcançando o cérebro. O óxido nitroso interage com os receptores do sistema nervoso central atuando no córtex que é a parte mais superficial do cérebro, a respiração é guiada de maneira autônoma pelo tronco cerebral e voluntariamente pelo córtex cerebral.
Antes da sedação, é feita uma avaliação do paciente, desde o histórico ate exames complementares, considerando alergias, medicamentos em uso , doenças concomitantes e histórico de anestesia anteriores. Para pacientes que tem fobias, pode se considerar uma primeira consulta previa sem intervenção, apenas para familiarização com o profissional e o procedimento.
Após acomodar o paciente confortavelmente, uma mascara nasal é colocada para administrar o gás (mistura do gás oxigênio com o óxido nitroso). Os efeitos da sedação são rápidos, assim que o óxido nitroso entra em contato com o organismo, atua sobre o sistema nervoso central e ajuda a controlar a ansiedade. O estado de relaxamento é quase automático e o paciente não perde os sentidos.
Enquanto o profissional faz o tratamento, o paciente é monitorado para sua maior segurança. Após o término, a consciência plena é recobrada rapidamente por meio da inalação de oxigênio puro, o retorno ao estado normal ocorre entre 2 a 5 min após cessar a sedação.
O procedimento é acompanhado por um profissional qualificado e o paciente encontra-se monitorizado para que sejam controlados todos os sinais vitais. Os valores de pressão arterial, respiração, frequência cardíaca e saturação de oxigénio são vigiados durante todo o tratamento. E neste sentido, este é um dos métodos mais seguros e que, efetivamente, oferece os resultados esperados.
A sedação com óxido nitroso pode ser realizada em qualquer pessoa, inclusive por quem quer apenas relaxar e se sentir à vontade durante o tratamento. Contudo, a prática é especialmente INDICADA nos seguintes casos:
Umas das principais vantagens é o relaxamento da própria pessoa – existem outras vantagens associadas à sedação consciente, tanto para o dentista como para o paciente. Algumas das que merecem destaque são:
A sedação consciente, vem sendo muito usada na HOF. A técnica mantém o paciente acordado, porém relaxado e sem sentir incômodos, uns dos procedimentos estéticos mais usados com o auxilio da sedação consciente e o preenchimento labial, dentre outros.
Possibilidade de diversos tratamentos em um dia: digamos que uma pessoa fará
harmonização facial e precisa de bioestimuladores, preenchimento e toxina botulínica.
Todos esses procedimentos utilizam agulhas, e quando feitos em sequência podem gerar
desconforto. Com a sedação consciente, o paciente não sofre com dores durante o
protocolo e pode ficar totalmente relaxado.
Pós-procedimento tranquilo: situações de estresse fazem com que o organismo sofra,
prejudicando a cicatrização e recuperação do paciente. Com a sedação, o procedimento
ocorre com tranquilidade e conforto, facilitando todo o processo de pós-procedimento.
Resultados melhores: a tranquilidade do paciente durante o procedimento permite que a
pele fique relaxada e o profissional consegue ter mais precisão na aplicação dos ativos.
Assim, os resultados são melhores a beleza é valorizada com mais eficiência!
Procedimentos de Sedação Consciente – São procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista, ou médico anestesista, pertinentes à aplicação e monitoramento da sedação consciente.
Sedação com óxido nitroso é um processo bastante simples e autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2004. Porém, para ministrá-la, o dentista deve ser capacitado e habilitado.
As certificações podem ser obtidas por meio de cursos práticos e teóricos.
As demais áreas da saúde verificar junto ao seu Conselho de Classe.
Alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, pacientes extremamente fóbicos, primeiro trimestre de gravidez, claustrofóbicos, respiradores bucais, ou doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
Contraindicações temporárias incluem vias aéreas obstruídas por doenças como pneumonias, rinites alérgicas, sinusites, gripes, resfriados, entre outros, já que as vias aéreas precisam estar desobstruídas para a sedação ser eficaz